Em qual cidade do mundo há mais super-milionários?

Nada menos que 8.350 cidadãos possuem mais de 30 milhões de dólares na metrópole líder do ranking

Segundo relatório, 8.350 pessoas são consideradas super-milionárias na região metropolitana de Nova York / TintoGraphy (Flickr)

Da Redação

A área metropolitana de Nova York, que inclui os estados de Nova Jersey e a Pensilvânia, é o lugar do planeta com o maior número de super-milionários. De acordo com um relatório divulgado pela consultoria Wealth-X, a região tem 8.350 pessoas com uma fortuna de US$ 30 milhões ou mais em ativos. No ano passado, o número de super-ricos morando no local era de 7.598 – houve, portanto, um crescimento de 9%.

As metrópoles orientais Hong Kong (com 7.650 multimilionários) e Tóquio (6.040) completam o “top 3” do ranking. Na lista, fica evidente que lugares considerados centros financeiros acabam se tornando mais atrativos para os ricos. Segundo o levantamento, os dados coletados incluem tanto quem mora nos subúrbios, quanto nas regiões mais centrais.

Os destaques na lista são as cidades americanas. Das 15 primeiras colocadas, oito ficam no país da maior economia do mundo. A região metropolitana de Londres é a primeira área na Europa, mas a única entre as dez primeiras que teve redução no número de super-milionários. No ano passado, haviam 4.221 pessoas com mais de US$ 30 milhões em ativos na metrópole londrina. Neste ano, são 3.630 – uma queda de 14%.

Nenhum município brasileiro foi classificado entre as trinta cidades com mais super-milionários.

LEIA MAIS: As manias de ‘pão-duro’ dos bilionários

– Cidades com concentração de dinheiro como essas da pesquisa são um obstáculo para quem tem renda mais baixa. Normalmente, ocorre um processo de gentrificação, pois só ficam nesses lugares quem é muito rico, já que o custo de vida para morar é altíssimo – diz a economista Maria Beatriz David, professora da Uerj. – Mas, isso reflete o mundo capitalista atual e ocorre no mundo todo. A diferença é que nesses países a quantidade de gente absurdamente rica é tão grande que é maior que população de muitos municípios do Brasil.

 

Comentários